Santuário Arquidiocesano dos Reis Magos

Construída uma capela na praia da Limpa, em 1910, as imagens dos três reis magos foram para lá transladas. A capela tinha frente para o mar. Só mais tarde, quando foi ampliada, a fachada foi invertida. No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. Após 18 anos como Paróquia, foi criada no dia 15 de abril de 1982, à Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa, à categoria de Santuário, chamando-se: Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

Os Magos fazem parte do nascimento de Jesus. Tudo o que o Evangelho nos diz é que vieram do Oriente seguidos por uma estrela, viram o menino com Maria, sua mãe, e lhe entregaram suas ofertas: ouro incenso e mirra. Nada mais acrescenta o Evangelista. Não diz que eram três, nem lhes mencionam nomes.

Antes do séc. III predominava uma crença popular de que eram 4, 5 ou 12, mas uma tradição da Igreja, no século IV, estabeleceu que eram três, eram reis e lhes deu nomes: Gaspar, Baltazar e Melchior, popularmente Belchor. Inspirado na trilogia das ofertas, logo os hagiógrafos concluíram definitivamente que eram três reis. A idade média foi pródiga em milagres, grandes descobertas hagiógrafas e encantadoras revelações. A Igreja Ocidental criou a sua festa, no dia 06 de janeiro, com o nome de Epifania, palavra de origem grega que significa manifestação ou aparição dos Magos.

A piedade popular encarregou-se das devoções e da valorização de seu culto. Essa tríade ouro, incenso e mirra, na celebração da liturgia, tomou um significado místico e simbólico. E na cidade de Natal, seguiu a seguinte história de fé e devoção desde os mais remotos que se tem, que a capelinha dedicada aos Reis Magos, na Fortaleza da Barra, é de 12 de dezembro de 1633. Relata- se também, que o Forte seja da mesma época. De 1654 em diante, não se tem registros.

As centenárias imagens dos magos foram doadas por Sua Majestade Dom José I, rei de Portugal, no ano de 1753 e na referida capela às imagens ficaram até 1901, quando por imposição de um ministro da Marinha, as imagens foram retiradas do Forte e transportadas, de modo festivo, para a Igreja do Senhor Bom Jesus das Dores, na Ribeira.

Significado dos presentes que os Três Reis Magos ofertaram ao Menino Jesus:

Ouro: significa a realeza de Jesus.

Incenso: significa a homenagem à divindade.

Mirra: significa em alusão, à humanidade de Cristo.

Estas ofertas de ouro, incenso e mirra, baseiam- se nos dons oferecidos pelos reis de Sabá e Társis, conforme atesta o Salmo 72: “os reis e das ilhas de Sabá oferecerão presentes, e lhe trarão seus dons. Hão de adorá- lo todos os reis. De Sabá serão oferecidos ouro e incenso.”

FONTE: A história de Santos Reis, a Capela e o Bairro.

José Melquíades de Macêdo